Aprenda a limpar cerâmica, porcelanato, laminado, vidro…
Embora pano macio e sabão neutro sejam os principais ajudantes para deixar as superfícies tinindo, cada uma pede cuidados específicos.
Por Cecilia Arbolave
access_time7 jan 2017, 09h00 - Atualizado em 7 fev 2017, 10h21
De forma geral, pano umedecido e detergente neutro, aplicados depois de varrer a superfície, bastam à limpeza do chão. No caso de alérgicos, o aspirador de pó assume o lugar da vassoura. Porém, ter um piso que se pode lamber – como diziam nossas avós! – é apenas parte dos cuidados necessários. Você sabe como evitar manchas na frágil laca? E o que fazer para eliminar o mofo do rejunte do banheiro? Acompanhe nossas orientações e tire a faxina de letra!
Cerâmicas e porcelanatos
Dia a dia: vassoura (ou aspirador de pó) e pano umedecido com detergente neutro funcionam bem. finalize com um pano seco. para a faxina pesada, utilize saponáceo cremoso ou líquido (a versão em pó do produto abrasivo pode riscar o acabamento) ou soluções com cloro ativo, diluídos conforme a indicação do fabricante. o mesmo procedimento vale para azulejos e pastilhas cerâmicas.
Manchas: se água e detergente não resolverem, recorra à água sanitária diluída, mas não a deixe secar sobre a superfície – passe um pano macio.
Evite: solventes, materiais abrasivos (como palha de aço, polidor de prata e a parte áspera da esponja), produtos ácidos e alcalinos.
Pastilhas de vidro e de porcelana
Dia a dia: apenas água e sabão neutro.
Manchas: como as pastilhas de vidro não são porosas, nunca ficam marcadas. também é raro as peças de porcelana mancharem, mas pode-se empregar saponáceo cremoso para eliminar gordura e água sanitária no caso de tinta de caneta.
Evite: soluções à base de ácido fluorídrico e abrasivos.
Mais informações no link abaixo:
http://casa.abril.com.br/bem-estar/aprenda-a-limpar-ceramica-porcelanato-laminado-vidro-madeira/