O Horto Florestal foi criado em 1896, pelo naturalista e botânico sueco Alberto Löfgren.
A Biodiversidade do Parque é rica e representativa, possui importantes coleções arbóreas e inúmeras espécies exóticas como eucalipto, pinheiro-do-brejo com suas raízes esculturais (algumas centenárias) e nativas como o pau-brasil, carvalho-nacional, pau-ferro, jatobá entre outras. É comum observar bandos de tucanos, maritacas, jacus, capivaras, esquilos, bugios, macacos-prego, garças, socó, mergulhões.
Há lagos e bicas d’água potável que brotam de seu solo, além de belas alamedas, oferecendo ao visitante um acolhedor espaço para práticas esportivas, piqueniques ou uma simples caminhada, respirando ar puro, ao som de pássaros e cigarras.
Fazem parte da paisagem do Parque o Museu Florestal Octávio Vecchi, o Palácio de Verão do Governador e a estátua de São João Gualberto, protetor das florestas do Estado de São Paulo.
Em sua infraestrutura oferece ainda: Parque Infantil, Palco para Eventos, Área de Piquenique, Quadra Poliesportiva, Campo de Futebol, Fraldário, Sanitários e Estacionamento
O Parque conta com um Núcleo de Educação Ambiental onde desenvolve várias atividades educativas com escolas e o público em geral, como: Trilhas Interpretativas; Teatro de Fantoches; Oficinas; “Estudo do Meio” que são visitas monitoradas para rede de ensino Pública e Particular e, Estação Vida com atividades voltadas para a melhor idade.
Acesse o site e confira: www.hortoflorestal.sp.gov.br