Opção barata e totalmente sustentável, a produção é feita com substâncias extraídas da própria natureza.
Uma forma de buscar por opções mais sustentáveis é sempre dar prioridade a substâncias naturais, extraídas da própria natureza e livre de compostos químicos. Isso serve também na hora de pintar ou reformar a casa. A cal, por exemplo, é um dos mais antigos e baratos compostos utilizados para pintura. Constituída basicamente de hidróxido de cálcio, ela não contém insumos tóxicos e permite a “respiração” da parede. Misturada à água, a cal obtém um branco perfeito e é indicada para locais fechados e que têm incidência de mofo.
Outra opção é recorrer à tinta ecológica feita de terra. A composição é básica, fácil de ser preparada e nós vamos te ensinar a fazer. Anote o passo a passo:
- 6 a 8 kg de terra argilosa;
- 10 litros de água;
- 1 kg de cola branca.
Foto: syeneonline
Pigmentos como urucum ou açafrão podem ser adicionados até se chegar à tonalidade desejada. Misture todos os ingredientes e passe a tinta em uma peneira fina. Quanto mais vezes você peneirar, mais fina ela fica. Este é um tipo de composto que, devido à cola, adere bem e custa cerca de 70% menos que a tinta industrializada. Uma lata de tinta ecológica cobre de 70 a 90 m².
Apesar de as grandes indústrias terem passado a produzir tintas à base d’água, com menos poluentes devido ao baixo número de compostos orgânicos voláteis (VOCs, na sigla em inglês – Volatile Organic Compounds), buscar por substâncias naturais ainda é a melhor opção.
Mais informações no link do site abaixo:
http://www.pensamentoverde.com.br/dicas/faca-voce-mesmo-um-passo-a-passo-de-como-fazer-tinta-ecologica/
Fonte: http://www.pensamentoverde.com.br/dicas/faca-voce-mesmo-um-passo-a-passo-de-como-fazer-tinta-ecologica